Espaço do Arquiteto

Novidades
Certificado WELL: Saúde e bem estar para todos

A arquitetura evolui continuamente para atender às demandas da sociedade. Recentemente, um esforço global para combater a mudança climática e alcançar a eficiência energética ideal em edifícios trouxe padrões como BREEAM e LEED para o centro da discussão. No entanto, à medida que a análise científica e a conscientização da saúde mental humana aumentou, os arquitetos são mais uma vez obrigados a colocar as pessoas no centro do processo de projeto. Esta tendência crescente levou ao desenvolvimento do WELL Building Certification - considerada o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano.

Os padrões por trás do WELL foram o resultado de sete anos de pesquisa envolvendo cientistas, médicos e arquitetos. Semelhante ao LEED, a certificação WELL é concedida em três níveis: Prata, Ouro e Platina. No entanto, enquanto as normas BREEAM e LEED se concentram na relação entre edifícios e o ambiente, o WELL reconhece a relação entre edifícios e ocupantes. WELL aborda sete conceitos relacionados à saúde humana no ambiente construído - ar, água, alimentação, luz, aptidão física, conforto e mente. Um espaço com este certificado, portanto, pode melhorar a alimentação, humor, padrões de sono e desempenho dos seus ocupantes.

O certificado WELL está ganhando força na indústria da construção, exemplificado pelo edifício corporativo do escritório Fosters + Partners na 425 Park Avenue, em Nova Iorque, que obteve a Certificação WELL em 2015. Desde então, foi divulgado que a sede da Symantec na Califórnia se tornará um dos primeiros edifícios do Vale do Silício a receber este certificado. O projeto da empresa americana Little apresenta uma série diversificada e vibrante de espaços, com materiais naturais acentuados por cores fortes. O local de trabalho revigorante e confortável da Symantec resulta em benefícios físicos e mentais para os funcionários e oferece uma indicação de como poderão ser os espaços que têm o certificado WELL.

"O certificado WELL de construção foca na sustentabilidade humana, criando ambientes que têm um impacto benéfico sobre a saúde e produtividade humana", explica Carolyn Rickard-Brideau, Sócio Sênior da Little. "O projeto da Symantec se concentra em uma abordagem abrangente para a saúde e bem-estar e vai além dos pré-requisitos ambientais de construção em algumas áreas específicas, entre as quais estão a luz, ar e mente".

"Trabalhando em conjunto com os clientes da Symantec, a Little e a AP + I Design se concentrou em aspectos como a iluminação alinhada aos ritmos circadianos humanos; sistemas mecânicos projetados para minimizar as vibrações, diminuindo o estresse e a biofilia (capitalizando nossa conexão com a natureza) e reduzindo a pressão arterial."